CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISANT’ANNA
Plano de Aula
Solicitado pelo Professor Jonatas
Disciplina Tecnologia da Educação
Andrea Albuquerque Delgado
Ariane Caetano Bastos Pereira
Marcela Cassia da Silva
Sandra Alves Pupo
SALA I – 102
São Paulo
Setembro
2012
PLANO DE AULA
A) Tema: DIVERSIDADE CULTURAL
B) Tempo Estimado: 30 dias
C) Público Alvo: 4º e 5º ano
D) Competências:
ü Ampliar a cultura;
ü Respeitar as diferenças;
ü Conhecer sua própria história e de seus colegas;
ü Identificar os diversos tipos de culinária, vestimenta, música,...
E) Habilidades:
ü Diferenciar e respeitar os direitos e deveres;
ü Exercer cidadania.
F) Áreas envolvidas:
ARTES
|
Vestes, danças, dramatização, pinturas...
|
CIÊNCIAS
|
Remédios, simpatias,...
|
GEOGRAFIA
|
Localização geográfica, condições climáticas, população,...
|
HISTÓRIA
|
A partir de sua história: trabalhar origem, árvore genealógica, costumes, tradição,...
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
Produção oral e textual, leitura, produção de cordel,...
|
MATEMÁTICA
|
Culinária
|
G) Conteúdos Procedimentais:
ü Aprender a culinária de cada região;
ü Estilos de danças;
ü Localizar a região no mapa, verificando: seu clima, população, território;
ü Expressar sua opinião de forma crítica e construtiva;
ü Trabalhar senso comum de cada região;
ü Diferenciar a medicina popular da convencional.
H) Conteúdos Atitudinais
ü Aprimorar a cultura na vivência do cotidiano.
I) Organização da sala:
ü Em roda de conversa com apresentação de slides.
J) Sequência didática:
ü Apresentar o tema para a sala dando indicações da Diversidade Cultural que existe;
ü Em conversar partilhar o que cada um entende por Diversidade cultural;
ü Criar um blog para que sejam registradas todos os momentos;
ü Solicitar uma pesquisa para conhecer a história de sua família e construir uma Árvore Genealógica;
ü Em forma de seminário apresentar para a sala oque foi pesquisado sobre sua família;
ü Conhecendo a história de cada um dividir a sala em grupos de acordo com cada região, para juntos dividir informações e criar preparar uma apresentação com a diversidade existente na sala.
ü Produção de texto narrando como foi realizar essa pesquisa sobre sua família;
ü Pesquisar povos de outras nações que tenham diferenças marcantes em relação aos demais, como por exemplo: Tribos da África, Esquimós, entre outros;
ü Solicitar objetos que represente algumas das culturas pesquisadas ou imagens de fotos tiradas em museus ou centro cultural desses objetos;
K) Recursos didáticos
ü Computador para: pesquisa na internet e montar os slides;
ü Máquina digital: registrar os momentos das aulas; das apresentações; das visitas realizadas em museus ou centro cultural;
ü Data show para as aulas iniciais.
L) Culminância:
ü Realizar uma apresentação (Feira Cultural) sobre todo tema discutido às outras salas:
ü Neste dia ter uma sala preparada para a exposição de todo material estudado, para a apresentação dos slides construídos e com acesso à internet para conhecerem o blog (atualizado) com todo material.
M) Verificação de aprendizagem:
ü Convivência em grupo;
ü Como expressam suas opiniões;
Referências bibliográficas/Referências bibliográficas de documentos eletrônicos
Seguimos as orientações já ministradas em sala pelos Professores Jonatas eMônica Quaresma.
perfeito.
ResponderExcluir