terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vídeo Documentário


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO………………………………………………..……………...3
JUSTIFICATIVA………………………………………………..………….…4
OBJETIVO GERAL……………………………………………..……….…..5
OBJETIVOS ESPECIFICOS…………………………………..…………...7
CONTEÚDOS…………………………………………………….……….…8
METODOLOGIAS – HISTÓRIA…………………………….….……...…….9
METOLOGIA – TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.....................11
METODOLOGIA – FOTO DOCUMENTÁRIO……………..……....………12
RECURSOS…………………………………………………..……......…….13
CRONOGRAMAS GERAIS…………………………………..…....………..14
CRONOGRAMA – ATRIBUIÇÃO...................................................................15
CONCLUSÃO…………………………………………………........………..16
BIBLIOGRAFIA E FONTES DE REFERÊNCIAS........................................17



INTRODUÇÃO

Trata-se de um trabalho das disciplinas de Metodologia do Ensino de História e Tecnologia Aplicada a Educação, que constitui parte do processo de avaliação do 2º bimestre do sexto semestre do curso de Pedagogia do ano letivo de 2012.
Este documentário será elaborado e executado no Parque Estadual da Cantareira, no Núcleo Engordador, localizado na Zona Norte de São Paulo, subprefeitura Tucuruvi e tem como objetivo mostrar aos alunos a nossa biodiversidade do nosso planeta.
O velho giz e lousa é a antiga exposição oral não são mais suficientes para chamar a atenção dos discentes que crescem acostumados às cores vibrantes e ritmadas dos videoclipes. A concorrência com os ipods e jogos digitais acaba por culminar numa derrota anunciada da antiga aula-expositiva caso os educadores e educadoras não estejam dispostos a exercer sua criatividade.
Diante desse quadro nossa proposta de trabalho discente efetivo visa propor os futuros docentes uma nova experiência pedagógica, o que dialogue com as novas tecnologias e as múltiplas linguagens. Desafiando a criatividade e a ousadia no processo de ensino-aprendizagem com a elaboração de filmes-documentário amadores sobre a história de lugares da cidade local de São Paulo e a Globalização na sociedade. Agregando assim, mais ferramentas e consequentemente maiores possibilidades de criação no dia a dia de seu trabalho. Os documentários serão destinados às crianças de 10 anos (4º/ 5º).






1.1 JUSTIFICATIVA

Por meio deste trabalho, vamos demonstrar pontos positivos e negativos da globalização.
            A identidade e prática dos professores nas aulas de História de estar comprometido com a formação dos alunos. O educador deve estar sensível às mudanças significativas do conhecimento globalizado que estamos vivenciando. E a História e Tecnologia se complementam, pois ambas permite a condução no desenvolvimento da produção histórica.
O mesmo demonstra os benefícios adquiridos por meio da globalização. Como declara (VILAS, 1999) “é um conjunto de processos, que vem se desenvolvendo com aceleração e desaceleração ao longo dos últimos cinco séculos não é algo recente.” E por mais que se compreenda sempre terá algo novo a acrescentar, pois a mesmo está em constante mudança.







1.2 OBJETIVOS GERAIS

Saber olhar com criticidade os fatos da globalização: o que vem antes e o que vem depois. E a partir dessa conscientização saberá definir que a globalização é um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, onde os governos e as empresas trocam ideias. A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão dos fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. Modificando os padrões tornando a Historia de cada nação diferente com o uso das tecnologias.
Afirmar que este incremento no acesso a comunicação em massa acionado pela globalização tem impactado até mesmo na estrutura de poder estabelecidas, com forte conotação a democracia.
            Mas, será que a democracia neste contexto acontece?
Pois o que temos hoje são pessoas alienadas que pensam produzir, mas na verdade estão aprisionadas a uma vida instantânea. Porém, com decorrer da historia hoje é necessário estar inserido na mesma.
Iremos mostrar da seguinte forma:
Andréa Albuquerque – Apresentará a modificação da economia através de vídeos e frases que falará um pouco sobre a economia.
Ariane Bastos - Apresentará as modificações nas moradias e utensílios domésticos no decorrer do tempo. Que aconteceu de acordo com as necessidades do homem.
Marcela Cássia – Fará a filmagem e edição do vídeo.
Rosângela Gonçalves – Apresentará as modificações da educação através do vídeo feito por ela, charge e imagens mostrando uma parte de como a globalização tem influência.
Rosemere Rodrigues – Apresentará as modificações através de imagens e vídeos. Ressaltará a alimentação como um dos grandes resultados da globalização e mostrando seu lado negativo. Porque o sedentarismo é um dos males da sociedade.
Rosely Soares – Apresentará por meio de imagens e vídeos os recursos tecnológicos que permiti o distanciamento dos brinquedos e brincadeira que estimula o desenvolvimento e raciocínio lógico. E apontará as diferenças e as novidades ocorridas por meio da globalização.
Sandra Alves – Apresentará por meio de imagens e vídeo a comunicação. Apresentará uma linha do tempo escrita e ao mesmo tempo destaca a evolução da comunicação no decorrer da História.






1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Mostrar os pontos positivos e negativos da globalização.
·         Possibilitar aos professores/educadores autonomia para desenvolver seus próprios materiais didáticos no ensino de História, utilizando-se de múltiplas linguagens, entre elas a linguagem audiovisual;
·         Utilizar as novas ferramentas dos recursos tecnológicos disponíveis no cotidiano para a produção de situações de aprendizagem inovadoras;
·         Integrar ao processo pedagógico, as novas tecnologias que já frequentam, de forma marginal, às salas de aula do ensino fundamental;
·         Desenvolver a criatividade no tratamento didático-pedagógico do conhecimento histórico, investindo na ludicidade como estratégia de ensino e aprendizagem;
·         Fazer com que os alunos saibam identificar a biodiversidades do nosso planeta.
·         Saber identificar os recursos naturais e como utiliza-los para não ocorrer à extinção do mesmo.









1.4 CONTEÚDOS

Neste trabalho queremos mostrar aos alunos, a biodiversidade do nosso planeta, que a fauna e flora brasileira, mas nem todas as crianças (alunos) conhecem essa realidade.
No Parque Núcleo Engordador, os alunos irão conhecer as nascentes dos rios, escadas feitas por pneus, pedras, cachoeiras e várias espécies de animais e plantas, também conhecerão como ocorrerá o sistema de abastecimento de água através das bombas, que bumbava água das represas para ocorrer este abastecimento.
As crianças irão aprender como funcionará o ciclo da água e compreenderão como preservá-la. A conscientização sobre reciclagem e preservação do ambiente será posto em questão.
Assim, através deste documento os alunos de uma forma mais concreta, saberão como realmente é a natureza. Esse projeto possibilitará a vivencia da natureza com tecnologia a partir do registro com fotos e vídeos. Pois, sabemos que neste mundo globalizado, das eras digital, as relações pessoais estão sendo extintas e são poucas crianças que tem esse contato com a natureza.









1.5 METODOLOGIAS – HISTÓRIA
Á partir de uma linha do tempo da evolução dos recursos utilizados pelo homem para suprir suas necessidades capitalistas, pontuar cada processo de invenção e reinvenção da tecnologia onde a globalização altera as noções de tempo e de espaço, possibilitando o surgimento de uma pluralização de exercício de poder. Considerando seus efeitos nas identidades modernas, observa o que gerou, quais as formais e quais as consequências.
Após uma visita ao local, para analisarmos quais pontos poderia ser abordados no roteiro e decidimos que o projeto será mais voltado para biodiversidade, visto que este tema acaba por tocar crianças e jovens, que veem nisto uma forma de iniciar a vida citada pelo protesto e pela participação.
Na primeira etapa reunirmos para discutir como será a sequencia do roteiro do documentário, e assim organizamos os tópicos para problematização e pesquisa. Através das analises diagnosticamos os conteúdos a serem abordados, bem como a diversidade da fauna e flora existente no local, pois acreditamos que experiências sustentáveis e um aproveitamento de recursos naturais podem ser hábitos incorporados na rotina de todos.
Começaremos a filmagem através da apresentação do parque núcleo do Engordador e sua infraestrutura, depois falaremos sobre o parque, a brinquedoteca e o que o parque ensina sobre a reciclagem.
Abordaremos também, como ocorre o ciclo de água, a represa do sistema de abastecimento Cantareira e suas barragens.
Mostraremos para os alunos a trilha da cachoeira, identificando assim as nascentes de água, a fertilidade do solo e as pedras existentes.
Apresentamos um pouco da história do sistema de abastecimento, que ocorreu no século XIX com as bombas que de  água, através de grandes canos de ferros para as casas na Zona Norte, este sistema foi desativado no século XX quando ocorreu uma explosão, identificamos assim a diferença do abastecimento nos dias atuais e a importância da água para a sobrevivência do homem na natureza.
Finalizaremos mostrando uma grande placa com todos os núcleos participativos do sistema de abastecimento, e o museu que contém maquetes, banner de todas as exposições que já ocorreram no local e com um grande atrativo que são os animais empalhados e a Trilha do Macuco que mostra a grande diversidade de plantas e animais que lá existem.
Neste projeto que a escola ao respeitar a natureza também adquire moral e legitimidade para colocar a questão ambiental em outra dimensão para seus alunos. A vivência escolar inicia a construção de valores, através de estudos pesquisas, participação social, debates e intervenções na realidade; pois o ideal não é criar uma disciplina chamada meio ambiente, mas investir no trabalho interdisciplinar do tema tendo em vista a contribuição de todas as áreas para o desenvolvimento pleno do aluno. Porque estamos em constante transformação.







1.6 METOLOGIA – TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO
Á partir de uma linha do tempo da evolução dos recursos utilizados pelo homem para suprir suas necessidades capitalistas. Iremos pontuar cada processo de invenção e reinvenção da tecnologia onde a globalização altera as noções de tempo e de espaço, possibilitando o surgimento de uma pluralização de exercício de poder. Considerando seus efeitos nas identidades modernas, observando o que gerou, quais as formais e quais as consequência.







1.6.1 METODOLOGIA – FOTO DOCUMENTÁRIO

28-08 – Reunião para divisão do trabalho.
31-08 – Interação das pesquisas feitas
04-09 – Discussão sobre a parte teórica
06-09 – Organização sobre o corpo do trabalho.
.11-09 – Revisão parte teórica.
19-09 - Entrega parte teórica.
02-10 – Escolha do local.
13-10 – Visita ao local escolhido.
20-10 – Reunião para montar roteiro de visita.
23-10 – Escolha da data para a filmagem.
26-10 – Revisão da filmagem com devidas alterações.
30-10 – Retorno ao local para capturar algumas imagens que faltaram.
06-11- Revisão para filmagem e iniciação da edição.
09-11 – Organização final.
14-11 – Entrega do trabalho.






1.7 RECURSOS
Ferramentas e recursos tecnológicos tais como câmeras digitais, celulares, Net book, Tablete, Revista, Livro, voz e  computadores e softwares destinados à edição de vídeos.







1.8 CRONOGRAMAS GERAIS

Cronograma Geral
28/08/2012
Direcionamento do trabalho
31/08/2012
Discussão sobre a pesquisa, o que cada membro pesquisou.
04/09/2012
Esboço de o documentário á partir dos temas escolhidos.
06/09/2012
Revisão e organização
10/09/2012
Conclusão
11/09/2012
Escolha das datas de filmagem
02/10/2012
Recolhimento dos materiais pesquisados
06/10/2012
Filmagem
13/10/2012
1º encontro para começar editar
16/10/2012
2º encontro edição 1ª parte
20/10/2012
3º encontro edição 2ª parte
23/10/2012
4º encontro edição 3ª parte
26/10/2012
Revisão da edição das imagens
30/10/2012
Revisão dos textos para o vídeo
06/11/2012
Analisando todo o vídeo

09/11/2012

Conclusão do vídeo
14/11/2012
Gravação do vídeo no cd


1.8.1 CRONOGRAMA – ATRIBUIÇÃO

Cronograma Atribuído
28/08/20012
Será feita a pesquisa por todos os integrantes do grupo
31/08/2012
Entrega da pesquisa que todos fizeram
04/09/2012
Todos se reuniram para fazer a estrutura do trabalho.
02/10/2012
Recolhimento dos materiais pesquisados
Andrea
Economia (empresa)
Ariane
Utensílios moradia e domésticos
Marcela
Filmagem e Edição
Rosangela
Educação
Rosemere
Alimentação
Rosely
Tipos de brinquedos
Sandra
Comunicação
18/09/2012
Todas se reuniram para corrigir os possíveis erros e ver se a formatação esta correta e imprimir o mesmo.
19/09/2012
A aluna Ariane irá entregar o trabalhar para o professor.

Os membros irão fazer um dia para a gravação de vídeo e individualmente apresentarão cada item e tema pesquisado. Os vídeos serão caracterizados com a intenção de evidenciar o mais real possível. “A influência da globalização na sociedade”









1.9 CONCLUSÃO

Concluímos que os docentes ao nos solicitar a elaboração de um projeto, permitiu-nos além da aquisição de conhecimentos, as associações destes com outros aspectos da vida em sociedade, que interferem diretamente na utilização e disseminação dos conhecimentos teóricos e práticos e consequentemente na vida da população como um todo.
            Na primeira etapa que nos reunimos achamos um trabalho um tanto interessante, porém um tempo curto para a elaboração visto que é um tema amplo, dividimos tópicos, para pesquisas, e foi surgindo reuniões, para observação problematizarão levantamento e analise de dados, encontramos dificuldades, quanto aos horários, devido a todos os integrantes trabalharem, procurou ao máximo respeitar o individual, não houve discussões negativas entre os integrantes, procuramos chegar ao consenso do objetivo maior que e olhar a globalização como algo amplo, analisando com criticidade os prós e os contras, visto que o planejamento através de projetos é um processo a ser construído, e esta característica parece ser a mais importante, pois planejar não é algo estanque, mas uma ação continua e globalizante.
            Critica permanente em que implica o planejamento transformando-o num instrumento que possibilita a superação das rotinas, dando à ação humana uma reorganização continua e consciente (Rays. 1989 pg 32).
            Portanto compreendido desta forma, o projeto e um processo dinâmico, construído no dia-a-dia cuja função não é só analisar os resultados do produto final, mas investigar, problematizar e ampliar perspectivas, possibilitando o acompanhamento e desenvolvimento do ser humano na sociedade que este inserido bem com suas transformações.



BIBLIOGRAFIA E FONTES DE REFERÊNCIAS




LINKS DOS VÍDEOS DO DOCUMENTÁRIO GLOBALIZAÇÃO NA SOCIEDADE












Tabela dos links do grupo


https:// twitter.com/andreadesouza21



Link Rosemere: https:// www.facebook.com/rosemere.rodrigues.5


Nenhum comentário:

Postar um comentário